Sobre
a AMATA

quem é a
AMATA

Fundada por empresários visionários que acreditam no potencial da floresta, a AMATA foi a primeira empresa a obter uma concessão florestal pública no Brasil. Com mais de 10 anos de atuação no mercado nacional, o nosso principal propósito é a gestão sustentável e rentável de ativos florestais como forma de manter as nossas florestas em pé.

Nós trabalhamos com elevados padrões de produção e comercialização de produtos proveniente da madeira, seguindo os principais modelos de certificações e defendendo nossos compromissos com a sustentabilidade. Saiba mais sobre mais sobre a AMATA na Floresta e sobre a AMATA na Cidade.

Contamos com o suporte de investidores que acreditam no potencial econômico que a floresta pode oferecer para o desenvolvimento sustentável do país, através de grupos cuja reputação e excelência contribuem para a construção de uma empresa rentável, cujo objetivo maior é a geração de valor com impacto positivo para o mundo e para a sociedade.

Saiba mais sobre nossos principais acionistas, sobre nossos executivos, sobre nossa governança e sobre nosso caminho até aqui.

Vamos juntos nesse movimento: plantando no campo, colhendo na cidade.

acionistas

Além do retorno financeiro, os acionistas da AMATA se preocupam em investir seus recursos em empresas e projetos comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Para eles, a transparência, a ética e o equilíbrio socioambiental e econômico das operações são princípios essenciais.

AMATA Investimentos e Participações (AIP)

Holding que reúne a participação societária detida pelos fundadores e principais executivos da AMATA.

Aquila

Empresa alemã de investimentos independentes presente em mais de dez localizações em todo mundo. Investe em projetos e empresas voltados para a sustentabilidade.

BNDESPar

Braço de investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entre outros objetivos, apoia o desenvolvimento de empreendimentos que incluam novas tecnologias em seus processos.

FIP Urbis

O FIP Urbis é um fundo de investimentos em participações controlado por Guilherme Leal.

Fundo Brasil FIP Agro

Fundo de private equity – gerido pela BRZ Investimentos – que investe em empresas, projetos e ativos na área de agronegócio.

governança e
liderança

A administração da AMATA tem com princípio a gestão participativa. Por meio de decisões colegiadas, acionistas, conselheiros e funcionários fazem parte de nossos conselhos e comitês discutem as principais questões e estratégias de negócio, buscando um bem comum e o crescimento da empresa.

Como pressuposto presente desde a elaboração de seu plano de negócios, a AMATA entende que quaisquer decisões devem ser tomadas considerando os impactos para a empresa e para o mundo. Pensando nisso, foi realizada a união dos comitês de Estratégia e de Sustentabilidade, relacionada diretamente com o Planejamento Estratégico da empresa, refletindo sobre os rumos que a empresa deveria tomar, considerando os principais dilemas e complexidades da ampla agenda da sustentabilidade.

ANA LEITE BASTOS

CEO

Possui 25 anos de atuação nos mercados Químico, Petroquímico e de Energias Renováveis. Ana Bastos vem da multinacional inglesa British Petroleum, que atua em mais de 100 países, onde liderou o negócio de etanol de 2ª geração e da Divisão de Biocombustíveis no Brasil.

Na AMATA desde 2018, veio para atuar como CEO, estruturando a nova fase da companhia, liderando as 4 operações florestais e o projeto industrial AMATA na Cidade.

ALEX HOLANDA

CFO

Alex Holanda é formado em Economia pela PUC e MBA em Finanças Corporativas pela FGV. Acumulou experiências na área financeira ao longo de 30 anos em empresas de diversos setores.

Na AMATA, entrou em 2008 para estruturar os departamentos Financeiro, Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos, Jurídico e TI, vindo a se tornar sócio e CFO da companhia.

PATRICK REYDAMS

Operação Paraná

Patrick Reydams é engenheiro florestal formado pela UFPR, com especialização em Gestão Industrial pela CEFET – PR e MBA em Gestão de empresas pela FGV. Atuando na área industrial, especializou-se em Tecnologia da Madeira.

Na AMATA desde 2013, é Gestor de Operações, além de membro do Comitê Executivo.

ANA BELIZÁRIO

Gestora de Projetos

Ana Belizário é arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 2006. Atuou por 10 anos no mercado imobiliário, especializando-se em incorporação.

Na AMATA desde 2016, é Gestora de Projetos, liderando o novo negócio da Amata com foco em construção civil.

MATHEUS ZONETE

Planejamento e Tecnologia

Matheus Zonete é engenheiro florestal formado pela Universidade de São Paulo em Piracicaba (ESALQ). Possui mestrado pela mesma instituição na área de métodos quantitativos e economia e é pós-graduado pelo INSPER em São Paulo.

Na AMATA desde 2011, é responsável por gerar o melhor planejamento das florestas e, também, pelas definições de manejo, tratamentos silviculturais, monitoramento do desenvolvimento das florestas através dos inventários e pelo desenvolvimento tecnológico das operações.

GABRIEL MOREIRA

Financeiro

Gabriel Moreira é formado em engenharia Mecatrônica com MBA em Finanças pelo IBMEC. Foi responsável pela área de Gestão de Desempenho das UNs papel, celulose e industrial da Suzano Papel e Celulose e também pela implementação de uma nova Unidade de Negócio na EMBRAER.

Na AMATA desde 2015, hoje é o responsável pelas áreas de tesouraria, planejamento financeiro, contabilidade e fiscal da AMATA.

VANESSA PEREIRA

Jurídico e Sustentabilidade

Vanessa Pereira é formada em Direito pela FMU, possui mais de 20 anos de experiência na área de Direto Societário.

Na AMATA desde 2011, foi responsável por articular a área jurídica, com foco inicial na estruturação societária da empresa e gestão de contratos de forma geral. Desempenhou atividades de grande relevância em sua especialidade, o que levou a abraçar a gestão da área de Sustentabilidade a partir deste ano. Suas técnicas jurídicas foram incorporadas as rotinas socioambientais, bem como, sua importante atuação nos processos de certificações florestais.

FERNANDA TORRES DIAS

Recursos Humanos

Fernanda Torres Dias é formada em Recursos Humanos e pós-graduada em Gestão de Pessoas pela FMU, possui mais de 10 anos de experiência em todos os subsistemas da área: Administração de Pessoal, T&D, R&S, Benefícios e Remuneração.

Na AMATA desde 2013, fez parte da consolidação das 4 operações florestais através de ótimo desempenho em todas as certificações – FSC e Empresa B. Atuou fortemente na disseminação da cultura da organização e na regularidade dos processos de recursos humanos, gerando impacto positivo na vida das pessoas e na empresa como um todo.

CARLOS NUNES

Operação Pará

Carlos Nunes é formado em Gestão Empresarial pela UNAMA, Administração de Empresas pela UCDB, e MBA em Gestão Florestal pela UFPR. Trabalhou por quase 10 anos na área administrativo-financeira em multinacional do segmento de mineração.

Na AMATA desde 2015, entrou para somar com sua experiência administrativa, e atualmente é o gestor da Operação do Pará.

JOSIMAR BARBOSA

Operação Mato Grosso do Sul

Josimar Barbosa é formado em Administração de empresas, acumulou experiências na área administrativa e operacional ao longo de 15 anos em empresas do setor silvicultural em diversos estados do Brasil.

Na AMATA desde 2012, entrou para iniciar a operação do MS, na qual atualmente atua como Gestor da operação.

PIETER POOL

Operação Paraná

Pieter Pool é graduado em Comércio Exterior com MBA em Gestão Logística pela Universidade Federal do Paraná. Foi Gerente de Supply Chain América Latina na PVS International, multinacional árabe do segmento madeireiro. Em 2013 foi convidado pela TREE a construir a área Comercial e de Supply, as quais estavam responsáveis por toda a comercialização de madeira Pinus e Eucalipto na América do Norte, Guatemala, África do Sul, Vietnã e Porto Rico.

Na AMATA desde 2018, entrou para somar ao time da operação do Paraná, como Gerente Comercial.

LUIZINHO SOUZA

Operação Rondônia

Luizinho Souza é formado em Engenharia Florestal pela UNEMAT e especialista em Gestão, Auditoria e Licenciamento Ambiental. Atuou como extensionista rural em assentamentos de reforma agraria no estado do Para e Coordenador Florestal em Manejo florestal no estado de Mato Grosso.

Na AMATA, entrou em 2011 como Engenheiro Trainee para auxiliar nas atividades de campo, vindo a assumir responsabilidade de coordenador florestal, hoje gerencia atividades relacionadas ao negócio florestal e industrial na filial de Rondônia.

certificação

A AMATA prioriza o desenvolvimento sustentável abrangendo aspectos sociais, econômicos e ambientais em todas suas atividades. Trabalhamos de acordo com as mais conceituadas certificações disponíveis para garantir a adequada origem do produto florestal e sua rastreabilidade ao longo de toda cadeia produtiva. Procuramos estabelecer em nossas operações estratégias de desenvolvimento econômico e social das comunidades, entendendo que nosso sucesso econômico deve ser obtido através de respeito e responsabilidade social.

Atualmente, o Comitê de Estratégia e Sustentabilidade é composto por representantes de acionistas, executivos e conselheiros independentes. Conheça mais sobre os principais executivos da AMATA [+]

Forest Stewardship Council (FSC®)

A AMATA é signatária da “Política para associações de organizações com FSC®”, por meio da qual se compromete a não realizar uma série de atividades, entre elas: o corte e a comercialização de madeira ilegal e a violação dos direitos tradicionais e humanos no que se refere às operações florestais.

Clique aqui e acesse o Autodeclaração FSC [+]
Visite o site [+]

B Corporation (Empresa B)

A AMATA é uma empresa certificada pela B Corporation, conforme o comprometimento de que suas operações e o modelo de negócio impactem positivamente seus trabalhadores, comunidade, meio ambiente e clientes. Desde sua cadeia de suprimentos e materiais de entrada até suas doações beneficentes e benefícios para os funcionários.

Visite o site [+]

responsabilidade
social

Os nossos objetivos e valores são orientados pelo compromisso que temos com o desenvolvimento sustentável. Acreditamos na madeira como um recurso renovável capaz de gerar um impacto positivo em nosso planeta, por isso sabemos da importância de todas nossas operações e trabalhamos de forma responsável para garantir que todas nossas ações sejam ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas.

Atualmente, o Comitê de Estratégia e Sustentabilidade é composto por representantes de acionistas, executivos e conselheiros independentes. Conheça mais sobre os principais executivos da AMATA [+]

Responsabilidade ambiental

Fazemos uma gestão controlada e responsável de nossos recursos naturais, respeitando o meio ambiente e atendendo as rigorosas solicitações dos órgãos ambientais, evitando o desmatamento e colaborando para a redução do aquecimento global.

Responsabilidade econômica

Produzimos de maneira eficiente, evitando desperdícios e ajudando nossos clientes a serem mais sustentáveis por meio de soluções renováveis, gerando renda e empregos, contribuindo para uma economia mais verde.

Responsabilidade social

Conduzimos nossa empresa de modo ético, respeitando nossos funcionários, colaboradores e comunidades locais, procurando gerar o uma contribuição positiva para toda a sociedade.

fechar [x]

eucalipto

texto texto texto