Manejo sustentável e seu benefício para as florestas

Pesquisa analisou 133 propriedades na Amazônia para comprovar as vantagens da extração seletiva de árvores.

Por AMATA AMATA 02/02/2018

O manejo sustentável pertence a um grupo muito restrito de atividades econômicas da Amazônia que não tem como modelo de atuação  a destruição de ecossistemas nativos. Diferente da agricultura e da pecuária, que substituem a floresta por outros modelos de uso de terra, e da remoção indiscriminada de espécies promovida para o comércio de madeira tradicional, o manejo sustentável propõe um planejamento extremamente detalhado para que a estrutura e biodiversidade da floresta sejam mantidas. Mas qual seria o impacto dessa extração calculada para a manutenção do ciclo natural das florestas?

A medição do impacto da remoção seletiva de árvores foi o objetivo de uma pesquisa promovida pelo TMFO (Tropical Managed Forests Observatory - Observatório de Florestas Tropicais Manejadas), organização internacional dedicada a entender as dinâmicas de crescimento de florestas tropicais manejadas. O estudo contou com 21 pesquisadores que analisaram dados colhidos pela TMFO ao longo de dez anos, resultantes do acompanhamento de 133 propriedades na floresta Amazônica. Os resultados apresentados comprovam que o manejo florestal sustentável consegue ampliar a absorção de CO2 da atmosfera, uma vez que a absorção de gás carbônico pela floresta que se regenera supera a perda de carbono para a atmosfera na retirada seletiva de árvores. O estudo esclarece que florestas não manejadas e que não sofrem com qualquer outra forma de intervenção ou perturbação, como queimadas, estão em sua capacidade máxima de absorção e estoque de carbono e que, ao realizar o manejo sustentável, o espaço deixado pelas árvores retiradas é ocupado por nova vegetação.

Os pesquisadores destacaram que o crescimento tende a ser mais rápido imediatamente após a extração, por conta da diminuição de competição, maior disponibilidade de água e nutrientes e entrada de luz com maior facilidade. Esses fatos que resultam na rápida recuperação do estoque de carbono após a realização do manejo sustentável.

A exploração de forma sustentável de matéria-prima em áreas como a Amazônia é um assunto de extrema importância. O resultado da pesquisa promovida pelo TMFO comprova a urgência da substituição de atividades que geram altos níveis de emissão de CO2 por modelos que tragam impactos ambientais positivos. O manejo sustentável é a única alternativa disponível atualmente que cumpre esse desafio de trazer valor econômico à terra, ao mesmo tempo em que promove a proteção da floresta.

Conheça mais sobre o TMFO e sobre a pesquisa realizada na Amazônica no link: http://tmfo.org/index.html

  • Akpha 18:48h 08/02/2018

  • Anisa Patel 09:34h 07/02/2018

    If are you a looking Zirakpur Escorts for a night. We provide the best Call Girls in Zirakpur with high quality virgin girls at cheap and affordable rates.

  • deina 12:28h 02/02/2018

    Nice post. I learn something more challenging on distinct blogs everyday free gift code generator

Compartilhe

Outras redes sociais